MOZAL ENALTECE POTENCIAL DA AdRMM NO TRATAMENTO DE ÁGUA

A empresa Mozal visitou, recentemente, a Estação de Tratamento de Água de Umbelúzi, para se inteirar do funcionamento e procedimentos referentes ao processo de tratamento de água.

Com uma delegação de cerca de sete membros, a Mozal foi recebida pela equipa de profissionais e técnicos da AdRMM, representada pelo Gabinete de Controle de Qualidade de Água (GCQA) e Direcção de Produção e Distribuição em Alta (DPDA), onde escalaram diversos cantos da ETA, com objectivo de explorar a metodologia de funcionamento de cada um deles.

De acordo com Ema Abacar, responsável pelo Laboratório da Mozal, a visita à ETA de Umbelúzi tinha por finalidade ampliar o conhecimento sobre as fases e métodos de funcionamento de uma ETA de forma geral.

“Nós temos e fazemos o tratamento de água! Temos uma empresa terceirizada que faz o tratamento da nossa água, por isso é que decidimos ver como é que a ETA da AdRMM faz o tratamento de água para podermos aumentar o nosso nível de exigência ao nível da Mozal, porque neste momento, temos que observar as recomendações da entidade competente em matérias de tratamento de água na região (AdRMM) pelo que, aproximamos para ter mais conhecimento e podermos fazer uma auditoria de tratamento da água que temos", pontuou.

Na oportunidade, os colaboradores da AdRMM apresentaram todo processo desde a captação e processamento da água, tendo em conta os procedimentos seguidos de cada departamento, os mecanismos, ferramentas, metodologias, práticas e técnicas aplicadas, até a disponibilização nos Centros Distribuidores e posteriormente às residências para o consumo.

Os visitantes também receberam dicas sobre o uso consciente e economia de água, uso correcto dos materiais, componentes e produtos para gestão interna do tratamento de água da empresa. Com isso, consideraram: “Sentimos a necessidade de ter um intercâmbio maior com a ETA. Saímos daqui com o TPC de solicitarmos uma visita de técnicos da ETA para a Mozal, para nos auxiliar no que é que podemos melhorar”, destacou Ema Abacar.

Ao fim da visita, ambas partes se mostraram satisfeitas pela troca de lições e experiências durante cerca de duas horas e meia de trabalho e conversa e aproveitaram a ocasião para memorizar o momento com uma foto de ocasião entre as duas instituições.

Autor: Administrator

Notícias relacionadas

Notícia
05 Oct 2024

LAVAGENS NO SISTEMA DE NAMPULA ASSEGURAM EFICIÊNCIA OPERACIONAL

A AdRMM deu início aos trabalhos de lavagem e desinfeção dos órgãos hidráulicos na Estação de Tratamento de Água de Umbelúzi e reservatórios dos Centr...

Notícia
05 Oct 2024

TAUACALE RECOMENDA MANUTENÇÃO PREVENTIVA PARA MELHORIA DE SERVIÇOS

O Director Geral do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água - FIPAG, Victor Tauacale, insta à AdRMM ao aprimoramento do processo d...

Notícia
05 Oct 2024

SOCIEDADES COMERCIAS PARTILHAM EXPERIÊNCIAS EM ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL

A AdRMM participou no passado mês de Maio de um Workshop na cidade da Beira, liderado pelo Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água...

Whatsapp