TAUACALE RECOMENDA MANUTENÇÃO PREVENTIVA PARA MELHORIA DE SERVIÇOS
O Director Geral do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água - FIPAG, Victor Tauacale, insta à AdRMM ao aprimoramento do processo de manutenção para tratamento de água com vista a garantir qualidade nos serviços de abastecimento, rumo a materialização do projecto de Segurança Hídrica.
Esta recomendação foi deixada à margem de uma visita no âmbito das acções de monitoria ao sistema de Maputo, tendo se escalado a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Umbelúzi e o Centro de Distribuição da Matola, visando inteirar-se do processo de lavagens dos órgãos.
A chegada no local, o Director Geral foi recebido pela Administração, representada pelos Administradores dos Pelouros Técnico e Comercial, Arone Tivane e Tembo João Tembo, respectivamente, e o Administrador não Executivo, Jânio Langa, seguido de uma saudação por toda equipe da ETA, a comitiva partiu para o CD da Matola, onde acompanhou-se o processo da lavagem dos reservatórios, em particular.
Após este momento, Victor Tauacale considerou que a AdRMM está a obedecer os parâmetros para garantir qualidade dos serviços prestados. AdRMM representada pelas Direcções do Pelouro Técnico, nomeadamente, Direcção de Produção e Distribuição em Alta (DPDA), Direcção de Distribuição em Baixa (DDB) Direcção de Projecto e Suporte Técnico (DPST) e Gabinete de Controle de Qualidade de Água (GCQA), Gestores e técnicos da DPDA.
A escalada iniciou com uma breve apresentação do Plano Operacional da Época Chuvosa e Quadra Festiva, que enquadra o processo de funcionamento e gestão da ETA e os CD’s, no período correspondente a Outubro do ano passado até Março de 2024, bem como a explicação técnica do processo de lavagens dos órgãos hidráulicos em curso. Sequencialmente, escalou-se os diversos pontos da ETA, para aferir o nível de eficácia dos procedimentos em vigor no processo.
Da ETA, a comitiva partiu para o CD da Matola, onde acompanhou-se o processo da lavagem dos reservatórios, em particular. Após este momento, Victor Tauacale considerou que a AdRMM está a obedecer os parâmetros para garantir qualidade dos serviços prestados.
A Águas da Região Metropolitana de Maputo está a fazer um trabalho de manutenção preventiva, e é o que se pretende. Visitamos a ETA e vimos que todos os três filtros foram feitos manutenção, quer dizer fazer limpeza, raspar as paredes, raspar o chão que é para tirar toda impureza e todo sedimento impróprio. Então isso foi feito! E agora viemos aqui na Matola, subimos o CD e verificamos como são feitas as limpezas. Também rasparam a parede, limparam e desinfectaram. Incentivamos a continuidade do trabalho de manutenção preventiva”, disse o Director Geral.
No entanto, no balanço da visita, Tauacale deixou ficar algumas recomendações à AdRMM com a perspectiva de prepara-se melhor para o projecto de Segurança Hídrica já à portas:
"É preciso que os sistemas de desinfeção e manutenção estejam em condições. Temos bombas que estão a perder eficiência e reservatórios que têm perdas por algumas fissuras. É preciso fazer manutenção. Estas vulnerabilidades e questões críticas já foram mapeadas e estão dentro do processo de manutenção que vai ser feita nos primeiros trabalhos do projecto de Segurança Hídrica, prevista a iniciar dentro de dois a três meses", concluiu.
Autor: Administrator
Notícias relacionadas
LAVAGENS NO SISTEMA DE NAMPULA ASSEGURAM EFICIÊNCIA OPERACIONAL
A AdRMM deu início aos trabalhos de lavagem e desinfeção dos órgãos hidráulicos na Estação de Tratamento de Água de Umbelúzi e reservatórios dos Centr...
MOZAL ENALTECE POTENCIAL DA AdRMM NO TRATAMENTO DE ÁGUA
A empresa Mozal visitou, recentemente, a Estação de Tratamento de Água de Umbelúzi, para se inteirar do funcionamento e procedimentos referentes ao pr...
SOCIEDADES COMERCIAS PARTILHAM EXPERIÊNCIAS EM ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL
A AdRMM participou no passado mês de Maio de um Workshop na cidade da Beira, liderado pelo Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água...