A Águas da Região Norte, SA (AdRN) é uma empresa do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de água, Fundo Público (FIPAG, FP), criada em 2021 à luz do decreto nº.34/2021, de 4 de Junho, para a gestão e exploração do serviço público de abastecimento de água da Região Sul, no quadro da segunda geração da Gestão Delegada do Abastecimento de Água. A AdRN herda todos os sistemas de abastecimento de água das áreas operacionais da região Norte até então geridos directamente pelo FIPAG, incluindo a respectiva massa laboral. O ano de 2023 marca o início de um novo ciclo do Quadro de Gestão Delegada dos Sistemas de Abastecimento que teve como ponto de partida a operacionalização das sociedades comerciais regionais de água. Neste contexto, a AdRN busca de modo contínuo definir as estratégias de negócios, optimizar a tomada de decisões, melhorar os processos e identificar ferramentas de gestão mais assertivas, dando sustentabilidade as metas estabelecidas e negociadas com o Cedente no âmbito do contrato de Cessão de Exploração dos Sistemas de Abastecimento de Água da Região Norte. A gestão inteligente da água tem como objetivo orientar a utilização da água de forma a promover a eficiência, a suficiência e a sustentabilidade. Para atingir este objetivo, as abordagens de gestão contemporâneas são sustentadas pela integração de tecnologias inovadoras, como sensores, contadores de água inteligentes, sistemas de informação, aquisição de dados e sistemas de apoio à decisão. Os contadores inteligentes, no caso especifico, permitem o acesso a dados em tempo real relacionados com o consumo de água associado, possibilitando uma melhor compreensão do consumo (o que conduz a mudanças de comportamento), a capacidade de integrar os dados de consumo em redes inteligentes para melhorar a eficiência, bem como apoiar as responsabilidades e a capacidade da AdRN como provedora de serviços de abastecimento de água potavel na regiao norte.

  • Grandes Sistemas
  • Pequenos Sistemas
  • Sistemas de Destribuição
Imagem do Sistema de Nampula

Sistema de Nampula

No Sistema de Nampula, a água é captada a jusante da barragem sobre o rio Monapo que dista a cerca de 12km da cidade e é tratada na Estação de Tratamento de Água, cujo volume produzido com o sistema no seu estado optimo é de 40M m3/dia. A água é transportada por um sistema adutor de 7km até ao primeiro Centro de Distribuição em Carrupeia.


O Percurso da Água

Fase 1

Recolha e Tratamento de Água

A água é captada por bombagem mecânica para a Estação de Tratamento para pré-cloração, onde são destruídas bactérias, algas e outros microrganismos. Depois é feita a separação física da água limpa.

Fase 3

Entrega ao Cliente

Assinatura de Contrato de Adesão que permite o fornecimento de água à instalação do cliente por meio de uma ligação ao sistema. São feitas leituras periódicas para verificar o volume de água consumido para que se possa emitir a factura.

Percurso da Água

Fase 2

Distribuição de água

Adiciona-se cloro para destruir qualquer bactéria ou microrganismo que possam ter escapado nos processos de tratamento e confere-se a segurança da água até ao ponto de armazenamento e consumo.

Whatsapp